Caso de sucesso - Posto Túlio

Sobre o Posto Túlio

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O posto túlio é uma rede de postos que atualmente atende o estado do Paraná e Rio grande do sul, no mercado a mais de quatro décadas, sempre se preocupou com a questão de tecnologia em seus postos. Atualmente o posto túlio cobre a principal rota entre Paraná e Rio grande do Sul, e conta com seis postos de combustíveis ao todo.

Para conhecer mais sobre o Posto clique aqui, e confira tudo que ele pode lhe oferecer.

Introdução

Em meados de 2013, o cliente levantou a necessidade de minimizarmos o downtime dos pontos de vendas de todas as filiais de sua rede de postos.

Diante desta solicitação, foram levantados os problemas que ocorriam no ambiente e foi verificado que o pior cenário era a queda do link de internet, que causavam o maior impacto nas vendas das filiais.

Foram efetuadas varias reuniões para definir a melhor solução a ser tomada, nestas reuniões ficou acordado que efetuaríamos alguns contatos com o desenvolvedor para verificarmos a possibilidade de efetuarmos a venda local. Com a resposta positiva do desenvolvedor, efetuamos uma simulação para levantar o real impacto da solução.

Objetivos do projeto

Diminuir o downtime de vendas: Caso alguma filial ficar sem comunicação com o servidor no Data Center, a filial ficará sem emitir cupons fiscais, pois todo o processamento era efetuado no Data Center.

Descentralizar a informação: Conforme descrito acima, todo o processamento de vendas é efetuado no Data Center, um dos objetivos é processar todas as vendas na próprio filial, facilitando o objetivo do projeto que é impactado por meios externos que não podem ser controlados pela empresa.

Ambiente Centralizado Crítico

A cada queda de internet em seus postos de combustíveis o sistema de PDV (ponto de venda) ficava sem emitir cupons de venda, pois não conseguiam acesso ao banco de dados localizado no datacenter.

Criamos um projeto juntamente com o desenvolvedor de software para criarmos uma replicação dos dados deste software.

Informamo-nos quais tabelas e quais operações eram necessárias para efetuar as vendas e a partir disto criamos um banco de dados local em cada posto.

Para diminuir o trafego de rede entre postos/datacenter criamos chaves primarias nessas tabelas identificando um código para cada posto de combustível, com isso conseguimos limitar para cada posto receber as atualizações referentes à sua filial.

Para que isso funcionasse utilizamos as funcionalidades do próprio SQL-Server, utilizando o recurso de replicação do mesmo.

ambiente antigo

Observe no diagrama, que todo o processamento era efetuado no repositório central, que fica localizado em um Data Center. Este modelo estava ficando custoso ao cliente, pois estava cada vez mais frequenta a perda de vendas em seus pontos de venda devido às quedas constantes de internet.

Neste sistema, nenhum processamento era efetuado localmente, tudo era levado ao Data Center e efetuado o processamento, este processo era efetuado varias vezes por venda.

Projeto Implementado

Após o termino do projeto, todo o processamento de vendas é efetuado na própria filial, diminuindo o link necessário, o tempo de espera de vendas e as vendas continuam caso a filial estiver sem conexão com o repositório central.

ambiente novo

Melhorias

Menor downtime dos PDVs (pontos de vendas).

Processamento local, liberando CPU e memória do repositório central.

Maior desempenho na venda final.

Melhoria significativa no link da internet.

Cenário

O Data Center é servidor virtualizado em Hyper-V com Windows 2008 e SQL-Server 2008 R2.

Nas filiais, também foi efetuado virtualização a partir do Hyper-V com windows server 2008 e sql-Server 2008 R2.

Não é necessário software complementar no banco de dados para gerenciar a replicação.

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