Sequestro de dados, o que fazer?

8 setembro 2016, Comentários: 0

Sequestro de dados, o que fazer?

NSequestro de dados, o que fazer?esta semana, me deparei com três clientes desesperados por que foram vitimas do sequestro de dados, o que fazer neste caso?

É sempre muito triste em analisar um ambiente inteiro e dizer para a vitima que não há saída a não ser pagar para bandidos cibernéticos nada confiáveis devolverem algo que é seu.

E o pior, faziam alguns meses que não ouvia estes relatos de empresas que se depararam com esta praga cibernética chamada “Ransonware”, o motivo era que a kasperky, intel, entre outras gigantes quebraram os códigos
de criptografia dos softwares antigos e davam de graça a resolução do problema.

Então, por que estou escrevendo este texto? Estou escrevendo este texto pois o vírus foi atualizado com um código ainda mais problemático, onde ainda não existe solução e alem de pegar todos os discos rígidos na maquina hospedeira se propaga pela rede caso o compartilhamento estiver aberto.

Bom, infelizmente a melhor saída ainda é se proteger deste tipo de praga, pois estes novos vírus ainda não possuem solução. Existem algumas boas praticas a serem tomadas nesses casos, como:

  • Possuir um anti vírus de qualidade no Servidor ou computador. (No caso de empresas é recomendável a mesma possuir um servidor de antivírus)
  • Manter o firewall ativo e atualizado.
  • Manter o windows sempre atualizado. (A MigraTI possui uma rotina de manutenção preventiva nos servidores monitorados e este é um item imprescindível no seu checklist)
  • Informar os usuários internos da importância de cuidar da informação.

Porem se você é uma empresa infectada e não deseja pagar para reaver o controle de seus arquivos a unica saída é apelar para as empresas de antivírus  se atualizarem o mais rápido possível.

Este assunto é tão sério entre as empresas de segurança que foi criado um projeto contra este tipo de ameaça, nele você pode ficar sabendo quando surgiram novas ameaças e suas vacinas. Confira aqui.

Enquanto isso a unica coisa que podemos fazer é nos proteger e aguardar gigantes da segurança fazerem seus trabalhos.

 

 

Comments are closed.

Fale com a MigraTI pelo Whatsapp! whatsapp